Realizou-se no dia 25 de Junho de 2013 a terceira sessão de esclarecimento sobre “segurança em prédios em regime de propriedade horizontal”, no museu Júlio Dinis – uma casa ovarense, em Ovar, que contou com a presença de mais de uma dúzia de pessoas.

Esta sessão foi apresentada pelo destacamento territorial de Ovar da Guarda Nacional Republicana, no âmbito do protocolo celebrada com esta força policial, que tem mostrado a maior receptividade para levarem a cabo este tipo de acções de sensibilização.

Com esta iniciativa os presentes ficaram a saber melhor quais as medidas de segurança que devem adoptar para que não sejam vítimas de crimes como o furto ou roubo, tais como:

– Deixar sempre as portas de acesso  às suas fracções fechadas à chave e não apenas com o trinco.

– Nunca deixar a porta principal aberta ou só encostada.

– Fechar por dentro janelas e portas do rés-do-chão ou dos pisos que tenham fácil acesso

– Esperar sempre que o portão da garagem feche antes de abandonar o prédio.

– Não abrir a porta a estranhos ao condomínio.

– Utilização do olho mágico antes da abertura da porta.

– Não deixe objectos à vista no interior da viatura que fique na garagem (ou fora).

– Ter sempre os patamares e hall de entrada e exterior com iluminação.

– Quando as pessoas se ausentam por vários dias devem solicitar a alguém que retire a correspondência da caixa do correio para que a acumulação da correspondência não transmita a terceiros a sua ausência.

– Retirar informação sobre pessoas e/ou empresas que prestem serviço ao condomínio.

– Os prédios devem recorrer aos interfones com vídeo e, não o tendo, não devem abrir a porta sem terem a certeza de quem toca à campainha.

– Informar a autoridade policial sempre que notar a presença de pessoas estranhas nas redondezas do condomínio.

No final da sessão os presentes tiveram oportunidade de visitar o museu Júlio Dinis – uma casa ovarense, onde este escritor escreveu parte da sua belíssima obra.

A Apegac agradece à GNR e à Câmara municipal de Ovar que disponibilizou o auditório do museu Júlio Dinis – uma casa ovarense.