Introdução

Este guia pretende resumir as ações necessárias para avaliar e instalar um sistema de produção de energia num condomínio. Para informação mais detalhada deverá consultar o site oficial do governo energias renováveis na hora. Uma vez que, apenas, uma parte da eletricidade produzida é consumida nas instalações do condomínio (só quando se acende as lâmpadas ou quando se usa o elevador), é necessário vender o excesso à rede pública para rentabilizar o investimento. O Estado oferece uma tarifa para compra deste excesso de eletricidade, em regime bonificado, superior à tarifa de mercado, tornando o investimento recuperável em 5 a 6 anos. A duração do equipamento é bastante superior, no caso dos painéis solares esta é, geralmente, de 25 anos.

Pré-requisitos para obter regime bonificado

No regime bonificado, a tarifa referente ao valor do KW de eletricidade vendida é superior ao valor de mercado, variando por tecnologia usada na produção dessa mesma. Veja as condições em microgeracaodeenergia.

Na página de estatísticas do site renováveis na hora poderá ver dados estatísticos da atribuição de regimes bonificados.

Auditoria energética

No site Agência para Energia poderá encontrar informação do que consta a certificação energética, assim como contacto de profissionais credenciados que poderá contratar.

O custo do processo de certificação pode variar entre os 100 e os 300 euros, dependendo da complexidade do imóvel.

Etapas necessárias para aderir à micro-produção

O Decreto Lei 363/2007, de 2 de Novembro, define as etapas necessárias para ligação à rede de um sistema de micro-geração:

  1. Registo online no portal www.renovaveisnahora.pt.
  2. Pagamento de uma taxa de inscrição de 250 €.
  3. Após o registo provisório, o futuro produtor terá 120 dias para proceder à instalação da unidade e requerer o certificado de exploração, através da Internet.
  4. Inspecção da instalação com o objectivo de verificar se todos os requisitos legais estão cumpridos. Caso o parecer seja favorável, é emitido um Certificado de Exploração, se existirem não conformidades é entregue uma lista de pontos a corrigir e será marcada uma nova inspecção.
  5. Celebração de contrato com o Operador de Energia (na maioria dos casos será a EDP).

Preços

No site da EDP em Micro geração, estão disponíveis alguns parceiros da EDP que implementam soluções de micro geração. Uma estimativa do preço por KWh gerado está também disponível.

Simuladores

Em ecoWho encontra simuladores que estimam o valor ganho por ano, em KWh e em Dolares, dado diversos factores como a localização e preço do KWh(tenha em atenção que no regime bonificado o preço do KW é superior ao preço de mercado).

Nota: Se introduzir o preço do KWh em Euros o resultado será dado em Euros, embora a unidade apresentada seja o dólar.