oferta-cracha1O Condomínio da Terra é um projeto da Quercus que propõe a organização do planeta como se de um enorme condomínio se tratasse. Partilhamos partes comuns como a atmosfera, hidrosfera e biodiversidade e portanto temos de as gerir de uma forma comum e organizar assim a nossa vizinhança global. Veja o vídeo explicativo com Sílvia Alberto e muito mais sobre o Condomínio da Terra em www.condominiodaterra.org.

Este projeto inclui agora um espetáculo original direcionado para crianças entre os 8 e 12 anos que pretende explicar de uma forma leve e divertida os principais problemas ambientais do nosso planeta e como todos os vizinhos no planeta se podem organizar para os resolver. Assim, propomos à Câmara Municipal de Valongo, oferecer aos alunos do seu concelho a oportunidade de assistirem ao teatro “O Condomínio da Terra”, um espetáculo lúdico, educativo e interativo, sobre ambiente e cidadania. O espetáculo esteve já em vários locais, envolve 4 atores e 2 técnicos e tem a duração aproximada de 80 minutos.

 

Sinopse:

Quatro vizinhos partilham o mesmo prédio – prédio que é ao mesmo tempo o planeta Terra. O seu dia-a-dia vive de discussões e rixas sobre o transtorno (poluição) que cada vizinho causa ao outro. Assiste-se a uma série de ações/consequências que refletem o estilo de vida de cada um, as diferenças culturais e a forma como todos os elementos ambientais com que interagem estão dependentes uns dos outros. Assiste-se simultaneamente à degradação dos recursos do planeta dado o uso irresponsável por cada um dos vizinhos. Com o planeta visivelmente mal tratado e em risco, os vizinhos tentam pôr de lado as suas diferenças e cooperar de forma a garantir a manutenção das partes comuns. Será que vão conseguir?