Está a decorrer, desde março deste ano, o projeto ‘ENERGY OFF’ que permite às PME de Portugal poupar até 250€/ano nas despesas com energia, recorrendo apenas a medidas de eficiência energética. Em www.energyoff.pt pode ser acedida a plataforma online gratuita de apoio à gestão de energia em PME.

Este projeto é promovido pela RNAE, em parceria com a Inteli e a Quercus.

 

Com o objetivo de criar PME energeticamente eficientes em Portugal, o ENERGY OFF tem vindo a desafiar as empresas portuguesas, oferecendo-lhes a oportunidade de fazer um diagnóstico dos seus consumos energéticos e tornarem-se mais eficientes na gestão dos mesmos, com poupanças que podem chegar aos 15%.

Neste momento, o projeto está ainda a receber novas inscrições de PME interessadas. As PME participantes têm à sua disposição uma ferramenta de gestão de consumos:

 

  • Gratuita
  • Intuitiva e apelativa
  • Disponível 24 horas por dia;
  • Complementada com materiais de sensibilização;
  • Com formação integrada na própria ferramenta.

Para além da gestão individual de cada empresa, o projeto pretende evidenciar bons exemplos e valores de poupança típicos, melhores práticas e outras metodologias pedagógicas para ajudar as entidades e os seus gestores a reconhecer as potencialidades de uma gestão eficaz dos consumos e o potencial nos investimentos na troca dos equipamentos, assim como tornar mais fácil e atrativa a aplicação de um sistema de gestão energética.

 

Esta medida traz vários benefícios para as PME participantes:

  • Informação sobre os consumos de energia, através de uma ferramenta de auto diagnóstico e segmentada por equipamentos;
  • Recomendações através de medidas concretas e quantificadas que permitem a redução dos custos na fatura mensal;
  • Medidas comuns a todos os utilizadores (como a política energética, identificação de um energy manager, etc;
  • Indicação das soluções específicas mais adequadas às necessidades, incluindo a análise da substituição de equipamentos e/ou alteração de comportamentos

 

O projeto ENERGY OFF, a ser desenvolvido até ao final de 2016, enquadra-se na implementação da medida Smart Offices  – Literacia e Gestão Energética nos Escritórios Portugueses. Esta medida é financiada pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, no âmbito do PPEC de 2013-2014 – Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica.

A adesão poderá ser feita gratuitamente em http://aderir.energyoff.pt