A administração das partes comuns de edifícios em propriedade horizontal tem sido, ao longo das últimas décadas, exercida, maioritariamente, pelos próprios condóminos. Contudo, os condomínios têm, atualmente, uma dimensão cada vez maior, sendo planeados à escala da prossecução de objetivos de sustentabilidade dos edifícios e de proteção da envolvente ambiental.

Progressivamente, o exercício desta função tem vindo a ser desempenhado por pessoas, singulares ou coletivas, que, de uma forma profissionalizada, vêm prestando serviços que visam assegurar a administração dos condomínios.

Por estas razões, a componente de manutenção dos equipamentos existentes, a conservação dos edifícios e a diversidade de questões abordadas pelo administrador na gestão do condomínio, justificam, pela natureza técnica inerente, a necessidade de congregar um conjunto de competências e conhecimentos para o exercício pleno das funções inerentes ao mandato de administrador.

A profissão de Técnico de Administração de Condomínios não se restringe a uma única área técnica ou operacional, antes consiste numa grande transversalidade de competências e capacidades, que por isso tornam necessária uma qualificação que permita ao profissional abarcar um conjunto de conhecimentos, práticas e procedimentos que lhe permitam desempenhar as suas funções com rigor e eficácia.

É objetivo deste  “CURSO de ADMINISTRAÇÃO de CONDOMÍNIOS” proporcionar aos profissionais que agora chegam a este setor de atividade um contacto imediato e eficiente com o conhecimento objetivo e específico das principais áreas operacionais da administração de condomínios, em Portugal.

Para além dos recém-chegados à profissão, o conteúdo programático proposto também será adequado para os profissionais que queiram atualizar os seus conhecimentos, integrando as melhores práticas na sua experiência adquirida.

É objetivo deste curso estar disponível a qualquer momento, em qualquer lugar, com um custo acessível, proporcionando conhecimento e ferramentas de trabalho, que permitam aos profissionais de administração de condomínios a sua qualificação e mais elevado desempenho .

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Para garantir o cumprimento das responsabilidades atribuídas ao Administrador os técnicos de Administração de Condomínios  deverão demonstrar um conjunto de  competências  e capacidades necessárias ao bom desempenho das atividades inerentes aos processos de prestação de serviços de gestão e administração de condomínios tais como:

  • Competências na área Jurídica: conhecimento dos artigos relevantes para a atividade do Código Civil, Código da Propriedade Horizontal, lei sobre Segurança em edifícios, Conhecer os direitos e deveres dos condóminos; Identificar e descrever as diferentes fases de constituição do condomínio; Identificar os órgãos dos condomínios e descrever os seus deveres; Distinguir as diferentes deliberações dos órgãos e o quorum necessário para cada uma delas
  • Competências da área Administrativa e de Gestão de Clientes – diagnóstico e levantamento de necessidades, mediação de conflitos e satisfação do cliente. Conhecer os direitos e deveres da administração na gestão financeira do condomínio; Conhecer as obrigações de seguros aplicáveis e distinguir as diferentes coberturas; Resolver conflitos sob a perspetiva do condomínio-consumidor.
  • Competências em Gestão da Manutenção de Edifícios em Serviço: planeamento da manutenção, orçamentação, subcontratação e supervisão de serviços de limpeza e manutenção de piscinas e jardins, de equipamentos hidráulicos, eletromecânicos de deteção de gases e de incêndios.
  • Competências na área da Reabilitação Urbana de Edifícios em Serviço: subcontratação de diagnóstico de patologias, projeto, elaboração de cadernos de encargos, orçamentação, credenciação e seleção de prestadores de serviços, licenciamento, supervisão de obra, gestão ambiental e segurança.

 DESTINATÁRIOS

Este curso destina-se a administradores e gestores de condomínios,  técnicos de empresas de gestão de condomínios, condóminos e outras pessoas que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.

FUNCIONAMENTO

Este curso tem apoio da equipa de formação, que esclarecerá as suas dúvidas através de correio eletrónico podendo colocar as suas questões a qualquer momento durante a duração do curso.

O curso encontra-se estruturado em aulas, que estão num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning.

Cada aula tem uma duração média estimada de 3 horas.

Pode aceder às aulas a qualquer hora do dia ou da noite, bem como fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade e disposição, tendo apenas a restrição de ter de terminar o curso até 60 dias após a data de inscrição.

As aulas são disponibilizadas na sua Área de Membro, podendo frequentar cada aula desde o dia em que é disponibilizada até ao último dia de formação. A partir da primeira aula, as aulas seguintes serão disponibilizadas após conclusão dos testes da aula anterior, com pelo menos 80% de respostas corretas

Pode ainda interromper uma aula a qualquer momento e recomeçá-la mais tarde, podendo frequentar cada aula quantas vezes desejar.

No final de cada aula tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir.

No final do curso receberá um Certificado de Formação Profissional caso frequente as aulas, realize os testes propostos com uma taxa de sucesso de pelo menos 80% de respostas corretas, e tenha avaliação final positiva.

REQUISITOS

Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador ou um tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.

Pode aceder ao curso a partir de qualquer computador (por exemplo, em casa e no escritório), tablet ou smartphone.

Não necessita de instalar quaisquer programas no seu computador para poder aceder ao curso.

Este curso não exige qualquer conhecimento prévio do tema.

INSCRIÇÕES

As inscrições estarão abertas a partir do dia 6 de agosto de 2019, através do link:

INSCRIÇÃO – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS