A APEGAC, Associação Portuguesa das Empresas de Gestão e Administração de Condomínios, vem agora proporcionar, através da flexibilidade do e-learning , o acesso a formação técnica, em qualquer lugar e a qualquer hora, à medida das necessidade e disponibilidade de cada profissional.

É objetivo deste programa, proporcionar aos profissionais que agora chegam a este setor de atividade um contacto imediato e eficiente com o conhecimento objetivo e específico das principais áreas operacionais da administração de condomínios, em Portugal.

A profissão de Técnico de Administração de Condomínios não se restringe a uma única área técnica ou operacional, antes consiste numa grande transversalidade de competências e capacidades, que por isso tornam necessária uma qualificação que permita ao profissional abarcar um conjunto de conhecimentos, práticas e procedimentos que lhe permitam desempenhar as suas funções com rigor e eficácia.

Para além dos recém-chegados à profissão, o conteúdo programático proposto também será adequado para os profissionais que queiram atualizar os seus conhecimentos, integrando as melhores práticas na sua experiência adquirida.

Este curso destina-se a administradores e gestores de condomínios, técnicos de empresas de gestão de condomínios, condóminos e outras pessoas que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Para garantir o cumprimento das responsabilidades atribuídas ao Administrador os técnicos de Administração de Condomínios deverão demonstrar um conjunto de competências  e capacidades necessárias ao bom desempenho das atividades inerentes aos processos de prestação de serviços de gestão e administração de condomínios tais como:

Competências na área Jurídica: conhecimento dos artigos relevantes para a atividade do Código Civil, Código da Propriedade Horizontal, lei sobre Segurança em edifícios, Conhecer os direitos e deveres dos condóminos; Identificar e descrever as diferentes fases de constituição do condomínio; Identificar os órgãos dos condomínios e descrever os seus deveres; Distinguir as diferentes deliberações dos órgãos e o quórum necessário para cada uma delas

Competências da área Administrativa e de Gestão de Clientes – diagnóstico e levantamento de necessidades, mediação de conflitos e satisfação do cliente. Conhecer os direitos e deveres da administração na gestão financeira do condomínio; Conhecer as obrigações de seguros aplicáveis e distinguir as diferentes coberturas; Resolver conflitos sob a perspetiva do condomínio-consumidor.

Competências em Gestão da Manutenção de Edifícios em Serviço: planeamento da manutenção, orçamentação, subcontratação e supervisão de serviços de limpeza e manutenção de piscinas e jardins, de equipamentos hidráulicos, eletromecânicos de deteção de gases e de incêndios.

Competências na área da Reabilitação Urbana de Edifícios em Serviço: subcontratação de diagnóstico de patologias, projeto, elaboração de cadernos de encargos, orçamentação, credenciação e seleção de prestadores de serviços, licenciamento, supervisão de obra, gestão ambiental e segurança.

É objetivo deste curso estar disponível a qualquer momento, em qualquer lugar, com um custo acessível, proporcionando conhecimento e ferramentas de trabalho, que permitam aos profissionais de administração de condomínios a sua qualificação e mais elevado desempenho.

veja o programa completo