A Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios, designada por APEGAC, é uma associação com duração indeterminada e número de sócios ilimitado, regendo-se pelo disposto na Lei e nos próprios Estatutos.

É uma associação de direito privado, sem fins lucrativos de empresas cuja actividade principal e objecto social é a Gestão e a Administração de Condomínios.

Tem âmbito nacional podendo associar-se a outros organismos nacionais e internacionais, tendo estruturas regionais, designadmente o Núcleo de Lisboa e Vale do Tejo e o Núcleo do Alentejo e Algarve.

Constituem objectivos da APEGAC dinamizar contactos com todas as empresas de Administração de Condomínios; promover a formação profissional; estabelecer contactos com outras organizações profissionais e institucionais; apresentar, participar e opinar no projecto de regulamentação da actividade.

A associação pretende defender os interesses dos seus associados credibilizando a actividade das empresas e proteger a mesma das práticas que configurem a concorrência desleal.

Em 2010 a APEGAC integrou a CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário.